Rede Municipal de Museus

A Rede Municipal de Museus de Aveiro – Museu Cidade de Aveiro possui na premissa a noção de que a coesão do território e a construção de sentido da comunidade assentam no entendimento e na partilha dos valores identitários. Os princípios que unem lugares e pessoas formaram-se na história, na caminhada coletiva das gentes, na relação entre si e na que foi mantida com o meio social e o meio natural envolventes. Do percurso comum nasceram tradições, costumes, artefactos, obras, em suma, uma cultura distintiva afirmativa da cidade.

No correr do tempo inúmeros factos, objetos, documentos, espaços, constituíram o espólio público e as marcas do concelho de Aveiro, determinando a fisionomia da cidade, a posição administrativa e a situação económica e social. O acervo de registos produz discursos sobre os factos que influenciaram o destino da comunidade. Tal património é importante para criar elos com o passado e é útil para consolidar as raízes que suportam o rumo futuro da urbe.

Salvaguardar, investigar, promover e explicar a riqueza e a diversidade desta herança constitui o escopo da Rede Municipal de Museus de Aveiro. A estratégia assume, assim, o desígnio de preservar o património de acordo com a excelência museológica, estudá-lo com rigor, divulgá-lo conforme a metodologia de comunicação adequada e transmitir as suas caraterísticas de forma atrativa e didática.

O funcionamento dos núcleos museológicos municipais em rede favorece a sustentabilidade da gestão, uniformiza a comunicação e os meios de difusão, e estabelece o contínuo que liga a cidade, a arte nova, o salgado e a vida campesina. Seguindo-se a linha polinucleada compreende-se a realidade multifacetada de Aveiro.

O Museu da Cidade de Aveiro é, assim entendido, o denominador comum da rede que integra os núcleos museológicos municipais que a autarquia tutela: Museu da Cidade, o Museu Arte Nova, o Ecomuseu Marinha da Troncalhada e o Museu Etnográfico de Requeixo.

Na qualidade de museu recetivo à inspiração da contemporaneidade, o Museu Cidade de Aveiro está aberto à dimensão criativa e à atitude prospetiva dos autores e da expressão artística que refletem o espírito da atualidade.

Para melhor se compreender a vocação institucional, os objetivos e a forma e o funcionamento da Rede pode consultar-se o Regulamento do Museu da Cidade de Aveiro, em que se encontram todas as informações acerca do museu, nomeadamente:

1. Missão
2. Enquadramento orgânico
3. Funções museológicas
4. Horário e o regime de acesso público do Museu
5. Mecanismos de regulação e supervisão do funcionamento do Museu e da utilização das suas instalações
6. Regras para a gestão de recursos humanos e financeiros

Acesso ao Regulamento do Museu da Cidade de Aveiro no sítio do Município de Aveiro na Internet:

Clique aqui